Entre os dias 19 e 23 de julho, estudantes, professores, trabalhadores do campo e da cidade, bem como militantes de vários movimentos sociais de Sapé e de municípios circunvizinhos estarão reunidos virtualmente para celebrar e memória das ligas camponesas de Sapé e suas lideranças históricas na perspectiva da educação libertadora.
A Semana das Ligas Camponesas é uma ação pedagógica coletiva em que estudantes, professores e gestores da educação estarão reunidos com as associações e organizações camponesas das áreas da reforma agrária, comunidades tradicionais, movimentos sociais e culturais, organizações não-governamentais e governamentais para fomentar a memória das lutas camponesas.
É importante ressaltar que a história das Ligas Camponesas deve ser vista de forma territorializada com o intuito de alimentar o sentimento e a consciência coletiva, pois um povo sem memória é um povo sem história.
A inclusão da Semana das Ligas Camponesas está incorporada no calendário socioeducativo com o intuito de trabalhar as ações educativas no currículo das escolas rurais e urbanas da rede municipal de ensino em Sapé, Mari, Sobrado e Riachão do Poço-PB, como conteúdo da educação para a democracia.
A Lei nº 13.598, de 8 de janeiro de 2018, publicada no Diário Oficial da União, de 9 de janeiro 2018, edição 6, seção1, página 1, inclui João Pedro Teixeira no Livro “Heróis e Heroínas da Pátria”, mártir da luta pela Reforma Agrária no Nordeste.
Como membro atuante junto à luta popular e dos trabalhadores e trabalhadoras, o Partido dos Trabalhadores de Sapé é partícipe dessa articulação de caráter educativo e político. O Partido está representado pelo Presidente Edmilson Pequeno, André Brito, Rafael Soares e pelo Professor Miguel Alves, que apresentará um painel com a atuação histórica da entidade junto às lutas e demandas da sociedade sapeense ao longo da sua trajetória histórica.
Para o professor Miguel Alves, “ações pedagógicas como essas são fundamentais para preservação da memória histórica das lutas do nosso povo trabalhador e para que as novas gerações tenham conhecimento da história da sua própria gente”.
O evento será transmitido pelo canal oficial da FCJA, no YouTube, nos dias 19 e 20, e pelo canal oficial da ADUFPB, nos dias 21, 22 e 23 de Julho.
Confira a programação: