TV PT - CANAL 13

MEMORIAL - PT Sapé-PB - Clique e Acesse!

MEMORIAL - PT Sapé-PB - Clique e Acesse!
Clique e acesse fotos e vídeos

19 de abril de 2022

A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte!

 

Já é de conhecimento científico o fato de que arte e lazer aumentam a qualidade de vida da população, essas atividades são promotoras de saúde, pois aliviam o estresse, principal causa de doenças hoje.

Além disso, há uma série de profissionais da arte/cultura que obtém seu sustento a partir da atividade artística, independente do gênero, a arte gera renda e influencia positivamente na economia do País,

Entretanto, há quem pense o oposto disso, que arte e a cultura são vadiagem, geradoras de despesas, que não servem para nada. E é esse o pensamento do atual governo do Brasil, inimigo das artes, dos artistas, dos esportes e esportistas, da população.

O PT tem travado uma luta enorme para garantir o mínimo de dignidade para classe trabalhadora artística, nesse tempo de negação da cultura.

O projeto de lei 1.075/2020 (Lei Aldir Blanc) foi iniciativa da deputada Benedita da Silva - PT/RJ, que previu 3 bilhões de reais para aplicação em ações emergenciais de apoio ao setor cultural, inclusive custeio de renda emergencial mensal para os trabalhadores da cultura.

A bancada de senadores de PT com a iniciativa do Senador Paulo Rocha - PT/PA criou o Projeto de Lei Complementar n° 73, de 2021 conhecida como Lei Paulo Gustavo (em Homenagem ao ator que faleceu vítima do COVID - 19 em 2021), que previa o repasse de R$ 3.862.000.000,00 para aplicação em ações emergenciais no setor cultural. Porém ela foi vetada por Bolsonaro, o que deixa transparecer que se trata de uma forma de retaliação a classe artística pela manifestações contrárias ao seu governo.


Mas a cultura é resistência e os artistas não param, sendo assim o Coletivo Casaca de Couro realizarão na cidade de Sapé um festival cultural, onde serão apresentados diversos artistas da cidade, dos mais diversos gêneros artísticos.

O festival denominado Abacaxarte ocorrerá nos dias 23 e 24 de Abril no Ginásio da Escola Luiz Ribeiro.

Confira a programação:


O Coletivo Casaca de Couro foi criado em 2016, hoje os integrantes atuais são Ana Paula Pereira, Bianca Costa, Ester Nascimento, Gabz, Ítalo Del Roses, Jailson Cândido, Jailson Macedo, Jamylli Ferreira, Joelma Paiva, Josefa Beatriz, Morgana Almeida, Olívia Ruthyelly, Rhayssa Silveira,